Análise e Comparação de Modelos de PGRSS

Análise dos PGRSS


* Os PGRSS são de fácil entendimento?

- PGRSS UFPA: Simples, mas de entendimento fácil. Em seu início contém um sumário que ajuda bastante a entender. Apresenta tabelas e procedimentos de maneira resumida, que ajudam bastante em sua interpretação. Contém todos os itens necessários para o gerenciamento e destino dos resíduos de serviços de saúde.

- PGRSS UNINCOR: Também é um PGRSS de fácil entendimento. Adota em seu conteúdo ilustrações de cada grupo dos resíduos e tabelas explicativas para cada grupo especifico de resíduos (infectante, comum, químico). E um ponto bastante positivo é que este PGRSS também retrata em seu conteúdo as normas em casos de acidentes com trabalhadores.

- PGRSS LABORATÓRIO DE PATOLOGIA: Sua apresentação é mais confusa se comparada as dos outros PGRSS analisados, principalmente nos pontos mais necessários para entendimento prático do gerenciamento dos resíduos.

-PGRSS PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: De fácil entendimento. Contém uma apresentação bastante precisa para o correto funcionamento do mesmo. Apresenta tabela que direcionam cada funcionário a uma determinada função dentro do plano de gerenciamento de resíduos.

* Os PGRSS atendem a legislação? Todos os PGRSS atendem a legislação conforme a RDC 306/04.

*Os PGRSS contem itens adicionais?

- PGRSS UFPA: Não seria necessário a inclusão da história e filosofia do PGRR, nem os recursos humanos.

- PGRSS UNINCOR: Não houveram adições neste PGRSS.

- PGRSS LABORATÓRIO DE PATOLOGIA: Colocaram os EPI’s utilizados.

- PGRSS PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: Divisão do grupo B em categorias: (B1, B2, B3); Tabela com a capacidade operacional do estabelecimento.

*Faltam itens obrigatórios nos PGRSS analisados?

- PGRSS UFPA: Detalhamento da área em M², e dados de identificação como por exemplo: telefone e endereço.

- PGRSS UNINCOR: Detalhamento da área em M².

-PGRSS LABORATÓRIO DE PATOLOGIA: Faltou uma introdução sobre o que é um PGRSS, destacando principalmente sua importância dentro de um laboratório; Detalhamento da área em M²; Quantidade de resíduos gerados no laboratório em Kg; Dados da empresa responsável pelo destino final dos resíduos gerados; Informações sobre o laboratório, como telefone, endereço etc.

-PGRSS PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: Faltou destacarem sobre como funciona a coleta externa do laboratório, assim como o destino final destes resíduos; Identificação do responsável por sua elaboração e execução do respectivo PGRSS.

* Sugestões de melhorias para os PGRSS analisados:

- Visarem uma maior proteção da saúde em geral, assim como pensar em formas de menor agressão ao meio ambiente, promovendo uma possível reciclagem de resíduos categorizados como comum
- Revisar o procedimentos adequados para gerenciamento de cada tipo de resíduo, objetivando sempre seu correto cumprimento.
- Melhorarem as medidas de segurança e higiene.

Comentários

  1. Parabens meninos, ótimo conteúdo e fácil entendimento .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, achei o conteúdo bastante interessante e fácil entendimento. Tatiane Pires

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrutura Física - Laboratório de Análises Clínicas

CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS