Estrutura Física - Laboratório de Análises Clínicas

O laboratório é composto por vários setores e a localização destes setores na estrutura física deve ser de acordo com o seu grau de possibilidade de contaminação, como por exemplo, a sala de triagem deve ser afastada de microbiologia e lavagem.
Segundo a portaria n° 407/02 os pisos para o laboratório deverão ser lisos, duráveis, impermeáveis, laváveis e resistentes às soluções desinfetantes.
No LABBAS os cantos arredondados são para facilitar a limpeza e evitar o acúmulo de sujeira, e tanto o piso quanto as paredes são brancas, pois a cor facilita a identificação de sujeiras.

MICROBIOLOGIA:

Neste setor são realizados os exames de pesquisa, cultura, identificação e perfil de sensibilidade a antibióticos/antifúngicos (antibiograma/antifungigrama) de bactérias e fungos em diversos tipos de amostras, através de microscopia, semeadura em meios de cultura específicos, incubação em estufas.

Ele se encontra próximo a esterilização e lavagem, para um melhor transporte de amostras e diminuição de riscos de contaminação. O setor possui capela de fluxo laminar, estufa própria para o crescimento dos microrganismos. As lixeiras encontram-se devidamente identificadas, acionadas por pedais, próximas a pia, com sacos branco e leitoso e preto, para riscos biológicos e lixo comum, respectivamente. 





UROANÁLISE:


Este setor compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmica, que se manifesta através do sistema urinário. O descarte deste setor é feito no banheiro destinado a funcionários e estagiários, percorrendo um caminho grande em posse das amostras, aumentando o risco de contaminação, o ideal seria um vaso sanitário mais próximo ao local de manipulação das amostras. 










CITOPATOLOGIA:


O setor de Citopatologia do LABBAS é utilizado apenas para observação de lâminas prontas, tendo em vista que não é realizado coleta ginecológica no mesmo.
E não foram identificados irregularidades neste setor.  







BIOQUÍMICA:

É o setor responsável por investigar materiais orgânicos, como sangue e urina. Os resultados apontam alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças.





HEMATOLOGIA:

É o setor responsável pela realização do hemograma completo. 
Neste setor não possui um descarte de perfuro-cortantes (descarpack) o que seria necessário. 





ESTERILIZAÇÃO E LAVAGEM:

Este setor é equipado com autoclave para esterilização, e pia para lavagem de material, também conta com um micro-ondas e estufa.
A falta de um descarte de material perfuro cortante  é evidente, pois caso algum material quebre o ideal seria descarta-lo no descarpack. 


Esterilização




Sala de Lavagem






PARASITÓLOGIA:

Setor que compreende a análise das fezes e seus componentes. O Exame Parasitológico de Fezes (EPF) permite que seja feita a detecção dos parasitos de uma maneira seletiva, rápida e eficaz.
Neste setor o descarte dos dejetos deveria ser mais perto, pois o vaso sanitário onde é realizado o descarte está localizado nos vestiários destinados a funcionários e estagiários, o que facilita a contaminação. 







IMUNOFLUORESCÊNCIA:

Este setor não está sendo utilizado, mantendo-se fechado por um longo período. E não houve irregularidades detectadas. 



 IMUNOLOGIA:

Nesse setor basicamente só ficam guardados os kits como o de ABO para tipagem sanguínea, mas os procedimentos são feitos na sala de Bioquímica. O certo seria que os kits não saíssem do seu local apropriado e que o manuseio fosse feito no seu local destinado.


TRIAGEM DAS AMOSTRAS:

A sala de triagem e onde ocorre a separação das amostras, para serem entregues aos seus respectivos setores.
Um descarpack seria essencial neste setor.






ALMOXARIFADO:

O almoxarifado e o setor onde guarda-se os materiais do laboratório. Não foram encontradas irregularidades neste setor.







LAVAGEM DAS MÃOS E LAVA OLHOS:

Área destinada a lavagem das mãos, e o lava olhos e o chuveiro e utilizado em casos de acidentes com produtos químicos.





DEPÓSITO D MATERIAL DE LIMPEZA - DML:

Sala onde guarda-se os materiais de limpeza do LABBAS. Neste setor é necessário um lixo com saco preto para cada descarte comum.


COLETA:

Setor onde e coletado as amostras de sangue para realização dos exames.
Neste setor seria necessário o completo isolamento visual e uma maca, e não tem. A coleta pediátrica e ginecológica não são utilizadas no LABBAS.



Coleta Ginecológica




Coleta de Sangue




Sala de Coleta de Sangue Pediátrica




Recepção




Banheiros 





PLANTA DO LABORATÓRIO








Comentários

  1. Ficaram ótimas as fotos , e os textos explicativos complementaram o entendimento . Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meninos, arrasaram! Muito esclarecedor e fácil entendimento. Tatiane Pires

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

Análise e Comparação de Modelos de PGRSS